segunda-feira, 1 de junho de 2009

Download do livro "Informação é Prata, Compreensão é Ouro"

Caros Leitores,
É com muita satisfação que disponibilizo o livro "Informação é Prata, Compreensão é Ouro - Um guia para todos sobre como produzir e consumir informação na Era da Compreensão".

 

O livro pode ser baixado gratuitamente à partir do link abaixo, e distribuído livremente.

http://www.archive.org/details/InformacaoEPrataCompreensoEOuro

 
Esta é a única obra escrita em português sobre a importância da compreensão na tão famosa “Era da Informação”, abordando temas como o déficit de atenção, o analfabetismo funcional no Brasil, sobrecarga e ansiedade de informação, arquitetura da informação, problemas das pessoas comuns com gráficos e estatísticas enganosos, o uso de e-mail e outros meios de comunicação digital, e as limitações do uso de programas de slideware em apresentações, numa abordagem voltada para a realidade brasileira. Realizei uma revisão bibliográfica inédita, concentrando os ensinamentos das maiores autoridades em cada área pesquisada e ligando os seus ensinamentos num texto conciso e voltado ao seu objetivo: mostrar a importância de compreender na sociedade da informação.

Trata de um assunto extremamente atual, muito divulgado nos EUA e que ainda não é discutido seriamente no Brasil. Aqui, a sobrecarga e a ansiedade de informação, a importância da compreensão e outros temas relacionados são conhecidos pelas pessoas, que até usam estes termos no seu cotidiano para diagnosticar situações problemáticas, mas sem maiores conhecimentos ou qualquer pista de como superá-las. Neste livro, estes assuntos são abordados de forma fácil de entender, contando com o uso de várias imagens e figuras.

Público-alvo: Profissionais liberais, executivos, empresários, trabalhadores autônomos, funcionários públicos, estudantes de ensino médio, estudantes universitários. Usuários da Internet, leitores de livros, jornais e revistas, usuários de equipamentos eletrônicos de comunicação, apresentadores em reuniões. Leitores que gostam de ler sobre desenvolvimento pessoal e profissional, novas tendências tecnológicas e suas implicações na vida cotidiana.
-->Este trabalho está disponibilizado como emailware. Isto significa que não há custo para o leitor desde que o trabalho seja utilizado nas condições descritas na Licença "Creative Commons" descrita nele. O único pedido que o emailware faz é que o leitor que gostou deste trabalho envie um e-mail para o autor (para compreensaoeouro@gmail.com) com suas sugestões, comentários, críticas ou elogios. É uma forma rápida e barata de demonstrar apreço pelo trabalho de outras pessoas.

Espero que gostem! Aproveitem e divulguem, pois é informação útil e gratuita! 


Obrigado,
Alessandro Nicoli de Mattos